O vereador Neno (União) de Ferraz de Vasconcelos postou um vídeo em suas redes sociais anunciando que, nesta segunda-feira, 6 de janeiro, ele e o colega de câmara, Renatinho Ramos (PL), vão apresentar uma denúncia no Ministério Público questionando o aumento da tarifa de ônibus no município. Segundo os vereadores, o aumento para R$ 6 é um dos maiores do estado de São Paulo.
No vídeo, Neno afirmou: “Olá Ferraz, tudo bem? Aqui é o vereador Neno. Segunda-feira, junto com o vereador Renatinho, estaremos denunciando, protocolando no Ministério Público, o aumento das passagens de Ferraz de Vasconcelos. Foi o maior aumento do estado de São Paulo, queremos saber qual a justificativa desse aumento.”
Em resposta ao jornalismo do Município News via áudio enviado por aplicativo de mensagem, Neno reafirmou sua indignação: “Na verdade, a prefeitura não pode promover ou autorizar um aumento, um reajuste, sem ouvir os conselhos envolvidos com o setor e fazer audiência pública. Também qual a justificativa do aumento? Não tem passe livre ao idoso, não tem linha nova, não tem também aumento de ônibus nas linhas, entendeu? Fora que o aumento foi um dos mais altos do estado de São Paulo. Então não tem justificativa, é um absurdo isso aí!”
De acordo com a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, o aumento se justifica para manter o equilíbrio financeiro da prestação de serviços em relação aos valores dos insumos utilizados pela empresa, que também sofreram aumentos significativos.
Enquanto isso, cidades vizinhas como Guararema e Poá estão adotando medidas diferentes em relação ao transporte público. Em Guararema, a cidade passou a ter gratuidade total na tarifa do transporte público desde o primeiro dia do ano. Toda a operação do programa “Guararema Sem Pagar” é custeada pela Prefeitura, sem necessidade de pagamentos por parte dos usuários finais. Em Poá, não haverá aumento da passagem de ônibus, que atualmente é de R$ 6,30. A Prefeitura de Poá está estudando maneiras de reduzir o valor da tarifa, com equipes técnicas já analisando a situação para encontrar uma forma de promover essa redução.
Jornalismo Município News – 05/01/2025