A cantora e apresentadora Preta Gil faleceu neste sábado (20), aos 50 anos, após enfrentar uma batalha contra o câncer no intestino. Diagnosticada em janeiro de 2023 com um adenocarcinoma colorretal, ela realizou tratamento intensivo e chegou a comemorar a cura em dezembro do mesmo ano. No entanto, em agosto de 2024, a artista anunciou a recidiva da doença, que se espalhou para outros órgãos.
Filha do músico Gilberto Gil, Preta destacou-se na música, na televisão e em eventos públicos. Seu último show foi ao lado do pai, em abril de 2025, no Allianz Parque, em São Paulo, onde emocionou a plateia ao cantar “Drão” em homenagem à mãe, Sandra Gadelha.
Mesmo durante o tratamento, manteve forte conexão com o público e a família. Preta Gil deixa um filho, Francisco, uma neta, Sol de Maria, além de seus pais e seis irmãos. Era também sócia da agência Mynd, voltada para marketing de influência e diversidade, sendo uma das pioneiras na promoção da inclusão no mercado publicitário.
A morte foi confirmada por familiares. O velório será reservado à família e amigos.
Reconhecida por sua autenticidade e por seu engajamento em pautas sociais, Preta Gil deixa um legado de coragem, sensibilidade e representatividade.
O Município News manifesta solidariedade à família e aos admiradores da artista.